Janice Vaz Ribeiro Secretaria Ação Social e Habitação no Programa Primeiro Tempo

Foi a entrevistada do programa Primeiro Tempo dessa quinta-feira 7 de julho

Pautas para o programa Primeiro Tempo
Data: 07/07 às 11h00

Habitação

Vida Nova 2
22 de março de 2022 – 350 casas entregues às famílias sorteadas no Residencial Vida Nova 2. As casas fazem parte do programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Residencial Águas do Cerrado
22 de março de 2022 – Lançamento do maior projeto habitacional da história de Lucas do Rio Verde – Residencial Águas do Cerrado, com  1.536 unidades habitacionais. O novo residencial seguirá os moldes do programa Casa Verde Amarela, do Governo Federal, e contará também com auxílio financeiro de R$ 23 milhões do Governo do Estado, através do MT PAR, dentro do Programa Ser Família Habitação, além de aporte e terreno do Município.

50 Casas Populares
01 de julho – Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Ser Família Habitação para construção de 50 casas populares, tipo Faixa I, que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. O investimento é de R$ 3.3 milhões.

 O próximo passo da Administração Municipal é definir os critérios para seleção das famílias. O assunto será discutido junto ao Conselho Municipal de Habitação.

Segunda Mostra de Assistência Social
12 e 13 de julho – O evento tem a proposta de fortalecer as políticas públicas de assistência social, por meio do compartilhamento e troca de experiências entre os municípios. Além de debater a operacionalização e ações instituídas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Casa Cidadã 
Completou 1 ano em abril deste ano. Abrigo temporário da cidade mantido pela Prefeitura. Um espaço que se soma aos trabalhos do Serviço da Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Como sugere o nome da casa, o propósito é devolver essa cidadania que, porventura, foi perdida por algum motivo. Mais de 1000 pessoas já passaram pela casa.

Para auxiliar nos trabalhos com os acolhidos, parcerias foram realizadas com a Defensoria Pública, Ministério Público, Sindicato Rural, Senar-MT, Senai, entre outros. O envolvimento das instituições resultou em serviços gratuitos, como emissão de documentos, confecção de currículos, declarações documentais, encaminhamentos para entrevistas de empregos, exames médicos e busca de familiares.

 Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher
Com início em maio de 2021, teve sua sede inaugurada em 16 de agosto de 2021.
Conta com atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, e de crimes sexuais. Há profissionais capacitados para acolher essas vítimas de forma diferenciada e conta também com atendimento psicológico integrado. 

Em 29 de junho, inquérito policial apresentado apontou a efetividade do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher. 

Operação Impunidade Zero, que trata de casos de violência doméstica, deflagrada desde o dia primeiro de junho, resultou em 5 prisões em flagrante, 2 cumprimentos de mandados de prisões preventivas e a conclusão de 123 inquéritos.

Projeto Conecta
Dia 18 – Curso de Formação para Professores e profissionais de atendimento a crianças, adolescentes e mulheres vulneráveis e também alunos em geral de ensino fundamental e médio, tanto do município quanto do estado.
Local: Câmara de Vereadores 

Dia 19 – Conectando Mulheres aos espaços de Poder – Palestras sobre Empoderamento feminino, empreendedorismo, liderança e finanças no universo feminino. 
Local: Auditório do Paço Municipal de Lucas do Rio Verde. 

Disk Social – Móveis e eletrodomésticos usados podem ser doados através do programa Disk Social.

A pessoa interessada em doar entra em contato com a equipe responsável pelo Disk Social, via whatsapp ou ligação, para agendar a data e a equipe busca o produto. Para entrar em contato e fazer a doação, ligue para (65) 3549-8380 ou via whatsapp (65) 99241-9596.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours